Páginas

quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

Como é o Ano Novo no Japão!


Konnichiwa, minna ^-^ Tudo bem?

Quase ano-novo o/// Ainda não acredito como esse ano passou tão rápido o.o Mas enfim.

O post de hoje é para falar sobre como é comemorado o ano novo no Japão ^^ Espero que gostem :)

Para começar, é preciso saber que o ano novo (oshougatsu) é uma data muito importante para os japoneses. Para eles, é um pouco mais extenso do que o normal, podendo durar de 3 dias a 2 semanas, dependendo de cada região e cada família, de quais tradições cada uma realiza.

É muito comum começar a preparação para o ano novo bem antes. As famílias japonesas fazem uma limpeza na casa, o chamado oosouji, para se purificarem e se livrarem das coisas ruins. Claro que, em uma interpretação mais profunda, também significa se livrar das lembranças ruins, problemas, reconciliar-se com pessoas, pagar dívidas etc.

No ano novo também ocorrem as tradicionais 108 badaladas do templo, sendo que o número 108 representam os 108 pecados humanos na visão budista. As 107 primeiras badaladas são tocadas antes do ano novo, e a última exatamente à meia-noite do dia 31 de Dezembro.

E claro que é uma tradição também visitar os templos. Nele, pode-se fazer pedidos para os deuses (é necessário tocar o sino duas vezes para acordá-los, junto com uma reverência e bater de palmas antes de fazer um pedido), tirar sua sorte, conseguir amuletos, se livrar de objetos velhos e outras coisas mais...

Alguns também tem o costume de assistir ao primeiro nascer do sol do ano. Esse ato recebe o nome de Hatsuhinode, e é geralmente feito com a família e amigos. Só não confunda com Hatsumode, que é a primeira visita feita ao templo no novo ano.

Outra das muitas tradições que possuem é o chamado otoshidama, ou presente de ano novo para as crianças, que em 99,9% dos casos é dinheiro.

Já quanto à alimentação, é tradicional comer um tipo de macarrão (toshikoshi-soba), ou uma sopa com mochi chamada ozouni. Aliás, o mochi também é uma das mais famosas tradições. Há uma lenda chinesa conhecida que diz que o pequeno bolinho tem uma forte ligação com os deuses. Tanto que há até uma forma de agradecimento envolvendo a comida, o chamado kagamimochi.

Vale lembrar que, ao contrário do Natal, as pessoas tiram um recesso do trabalho (geralmente nos três primeiros dias), imagino que para cumprir com todas essas tradições junto com as pessoas que amam :)

(É um pouco estranho pensar em como os japoneses estão realizando todos esses rituais do outro lado do mundo enquanto estou aqui escrevendo esse post! Faltam algumas horas para o ano novo ainda, mas lá o novo ano já começou. - são 11 horas de diferença daqui do Brasil!)

Então, é isso, tentei reunir nesse post algumas das tradições mais conhecidas do ano novo no Japão :) Pode ter faltado algumas coisas (já é o ano novo do outro lado do mundo é um pouco mais elaborado do que aqui), mas esses eu deixo para o final do ano que vem ^^ Se quiserem saber mais, recomendo esses três posts: japãoemfoco - madeinjapan -  jualfiquepordentrodetudo

Jane *-*


Nenhum comentário:

Postar um comentário