Páginas

quarta-feira, 29 de outubro de 2014

NaNoWriMo


Yoo, minna :) Tudo bem com vocês?

Como vocês devem ter visto no título, hoje irei falar sobre o NaNoWriMo. Começando por... O que diabos é NaNoWriMo?

***

A professora entrou na sala, estava calma como sempre, mas algo parecia animá-la naquele dia. Escreveu na lousa: "2 dias para o NaNoWriMo"

Um aluno, curioso, pergunta: 
- Professora, desculpe-me, mas, o que é NaNoWriMo?
Ao que ela responde:
- NaNoWriMo, ou National Novel Writing Month, é um desafio criado em 1999 para fazer com que as pessoas, durante todo o mês de Novembro, escrevam seus romances*  e, no final do mês, atinjam a meta de escrever 5000 palavras.
- Há pessoas que conseguiram cumpri-la?
-Sim. Tem pessoas que conseguiram vencer - disse, fazendo gesto de aspas ao pronunciar a última palavra.
Outra pessoa levanta a mão:
-Por que 'vencer' entre aspas?
- Porque, na verdade, você não receberá nenhum prêmio por ter completado o NaNoWriMo. 
- Mas então para que eu vou me preocupar em fazer ele?
- É justamente aí que está a graça. Você não está participando para conseguir algo, mas o resultado positivo virá naturalmente. A proposta é justamente esse desafio e obstáculo de conseguir escrever, em média, 1666 palavras por dia. Quem já tentou manter um ritmo de escrita sabe o quanto é difícil ter inspiração e conseguir criar tudo aquilo que você imagina, passando para o papel. As pessoas tem bloqueios criativos, às vezes falta tempo, entre outros problemas.
- Tem como escrever algo bom com 1666 palavras todo dia?
- O NaNoWriMo é mais voltado para a capacidade de conseguir escrever todos os dias, e não bem quanto à qualidade do que se escreve.
- Como assim?
- Explicarei melhor.

(...)

*  (lembrando que romance não tem a ver apenas com coisas de amor)

***

(Espero que tenham gostado kkk mas enfim, voltando)

Então, o grande motivo por trás do NaNoWriMo é fazer com que as pessoas consigam superar esses problemas e começar a desenvolver esse hábito de escrever todo dia ^^

Ok, me interessei e quero participar. Como faço?

Bem, primeiramente, você tem que entrar no site do Nanowrimo e fazer seu cadastro. Nele é onde você terá maior controle sobre a quantidade de palavras escritas até o momento e também é por meio dele que poderá interagir com outras pessoas que também estão participando e até com autores!

Depois, é preciso esperar até o dia primeiro de Novembro para começar a escrever. Lembrando que você NÃO escreve no site do NaNoWriMo, mas sim, no programa de sua preferência ou até mesmo a mão se for de seu agrado (Ainda tem pessoas que usam máquina de escrever?)

Além disso, você poderá criar uma sinopse e colocar título no seu romance por meio da página "My Novels".

E, se vocês já clicaram no link do site, devem ter percebido que ele é em inglês. Mesmo assim, pessoas de outros lugares podem participar? É necessário escrever em inglês? A resposta é: sim, você pode participar e, não, não precisa escrever necessariamente em inglês (a menos que você queira, é claro)

Ah, mais uma coisa: No NaNoWrimo, só é permitido começar a escrever romances do zero. Ou seja, não pode ser uma continuação de uma história que você já começou a escrever e, claro, não pode simplesmente copiar o texto de alguém para ter a meta de palavras atingidas (ainda mais que não faria sentido algum com a proposta).

Mais dúvidas que vocês provavelmente devem ter, deem uma olhada no FAQ do site :) Mas, claro, sintam-se à vontade para perguntar algo aqui nos comentários (responderei o máximo de perguntas que conseguir)

Para quando começarem a escrever no dia primeiro de Novembro, recomendo que vejam esse link ^^ 

Bem, eu ia dar nesse post algumas dicas que consegui reunir de blogs e vídeos de pessoas que já participaram, mas estou vendo que terei que fazer uma segunda parte senão esse post ficará simplesmente gigante kkk Porém, já quero adiantar uma para aqueles que decidiram entrar nessa loucura: Comecem a planejar desde já sua história, seus personagens, enredo... (E desde já, me desculpem pelo post em cima da hora -.- Queria poder ter falado antes para vocês, assim sobraria mais tempo para se dedicarem a isso)

No próximo post, indicarei alguns links úteis também, mas, por enquanto, deixarei esses dois ->> aqui e aqui (devidos créditos a esses dois blogs que escreveram esses posts, claro ^^)

Alguém se animou para participar? Não se preocupem, ainda farei o segundo post com dicas antes dele começar (ou seja, no máximo até sexta) 

Jane *-*








Nenhum comentário:

Postar um comentário