Páginas

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Descobrindo canais: Fale em japonês

緑の星 | via Tumblr

Konbanwa minna :D Td bem com vcs?

O canal de hoje é o meu favorito no tema "educativo". Acho que pelo título já deve dar para saber o que ele ensina, não é mesmo? ;)

Tenho certeza que muitos otakus tem vontade de aprender japonês por causa de animes e mangás, estou certa? Pois tenho a solução para vocês, principalmente a aqueles que não querem ( por falta de tempo ou, ainda, porque tem preguiça :P) de fazer um curso ou mesmo por causa do custo que, pelo menos na minha cidade, às vezes pode ser muito elevado :s
Também vou aproveitar o post para dar algumas dicas que podem ajudar no seus estudos do nihongo :)


 
Bom, para começar quem dá as aulas de japonês é a Sara (quem quiser ver uma entrevista com ela, clique aqui), que vive no Japão e ensina muito bem na minha opinião de um jeito descontraído, leve, rápido e fácil de entender. (Aliás, as aulas dela me ajudaram muito na hora que começei o meu curso e até hoje, quando tenho dificuldades em algum assunto ;)). No blog Fale em japonês, ela disponibiliza exercícios para "os alunos" treinarem em casa (coisa que achei muito demais da parte dela). Além disso, também conta curiosidades, responde perguntas das pessoas sobre como é a vida no Japão etc.

Outro fator que achei interessante é que ela grava vídeos sobre diversos ramos da língua japonesa, como gramática, expressões e cumprimentos, horas, e não apenas sobre a escrita do japonês em si.

Para ver o canal no youtube clique aqui.

E para assistir ao vídeo da primeira aula clique neste link.

Já que expliquei mais ou menos como funciona o canal, vamos agora para as dicas :)

1. Não desista só porque as coisas ficaram difícies

GRAPEFRUIT TEA
 
 
Aprender uma nova língua e começar do zero é muito difícil e, por isso, exige muita dedicação,
tempo, paciência, esforço e força de vontade. Se é o que você realmente quer fazer, então não desista mesmo em tempos difícies.
 
Manga
 
Sei que é mais fácil falar do que fazer, em muitos momentos eu também quis parar de fazer aula de japonês por ter dificuldades, por não ter tempo etc, mas quando nos esforçamos, podemos fazer as coisas darem certo, acreditem. Já desisti de muita coisa nessa vida (eu sei, estou paracendo uma velha kkk), mas às vezes, você pode acabar se arrependendo de suas escolhas. Recomendo que vocês pensem muito se é isso o que vocês realmente querem e por qual razão gostariam de aprender japonês antes de decidirem se vão ou não começar o curso.

2. Pratique

Untitled
 
Não tem jeito: a base para aprender japonês é treinar (e muito!). Não pensem que logo depois de assitirem o vídeo da aula sem nem ao menos praticar várias vezes já poderão escrever e memorizer todas as letras. Não dá. Depois de uma semana provavelmente já terão esquecido o que aprenderam e não precisam se assustar com isso, afinal, é normal quando a forma de escrita é totalmente diferente da que nós (e muitas outras pessoas do mundo) estamos acostumados.
 
3. Tenha sempre a vontade de aprender cada vez mais e mais
 
Natsuko Chan | via Facebook

Não adianta querer aprender japonês apenas como se fosse um passatempo passageiro. Se você quer mesmo ficar fluente em qualquer língua, precisa querer aprender e saber cada vez mais e mais
sobre ela ou se não seu estudo não terá avanço, mesmo que comecem apenas pelos temas de que gostam.
 
4. Obedeça as "sequências" na hora de fazer as letras

(3) Tumblr

Acreditem ou não, se um japonês ver que você está fazendo a letra na ordem errada, ele pode dar uma "bronca" e até mesmo mandar você reescrevê-la, principalmente naquelas escrituras com pincel e tinta em papéis especiais (clique aqui para saber mais e aqui para assistir a um vídeo da atividade- em breve falo desse canal no blog também). É chato? Muito. Porém é como a minha professora diz: É mais fácil aprender logo cedo do que errar e se prejudicar no futuro.
 
5. Não tenha medo de errar
♥ Just Another Nerdy Girl

Afinal, um erro = uma nova chance de aprender :)

6. Animes, mangás e músicas em japonês ajudam a aprender
anime

Notícia boa para os otakus \o/ Animes e mangás ajudam na hora de gravar palavras durante o aprendizado, principalmente as expressões e cumprimentos que muitas vezes não tem uma tradução definida para o português, mas que muitos fãs de animes entendem por conta de elas serem mostradas na rotina dos estudantes japoneses ^^ Além de possibilitarem o conhecimento sobre os costumes do país *w*
 
7. Aprenda com calma
 
Untitled
 
É melhor aprende devagar, porém absorver o que se ensina, do que somente engolir a matéria e não saber de nada específico no final.
 
In love with Japan
 
Espero que tenham gostado do post :) Qualquer dúvida é só deixar nos comentários :3
 
Jane *-*
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário